APRESENTAÇÃO DO CANAL

Preparem-se! Um grande COMETA, mais brilhante que a Lua, passará pelos céus no NATAL de 2013!

quarta-feira, 20 de março de 2013.
cometas-038E pode vir a ser o mais brilhante da história!
E o espetáculo? É claro, se tudo ocorrer conforme as previsões... Inesquecível!!!
No dia 26 de dezembro de 2013, o Grande Cometa ISON passará perto da Terra e promete ser o cometa mais brilhante já avistado por nossa CIVILIZAÇÃO!
E, se realmente tiver o brilho que se espera poderá OFUSCAR O BRILHO DA LUA! Já que o brilho da Lua Cheia é de -12,7, menor em comparação com o brilho do ISON que poderá atingir cerca de -13 ou menos.
É isto mesmo! Na escala astronômica de brilho, quanto menor é a magnitude maior é o brilho. Para termos uma idéia, o cometa Ikeya-Seki foi o mais brilhante do século XX, e dominou os céus logo antes do amanhecer do final de outubro de 1965, com uma magnitude de -10. E levou este nome devido aos seus descobridores no Japão.
O ISON ainda está muito longe daqui, muito além da órbita de Júpiter, mais distante que 5,2 UA ou 778x106Km. Mas, já em Outubro de 2013, poderá ser visto a olho nu. E em 26 de dezembro atingirá sua maior aproximação da Terra 63 milhões de quilômetros, o equivalente a um terço da distância daqui ao Sol.
Será um evento único!!!
Quem perder terá de esperar 10 mil anos até a próxima visita!

Para entender melhor...

O que é um Cometa? Cometa é um corpo de poeira e gelo formado do material que sobrou da formação do Sistema Solar, há 4,6 bilhões de anos, que geralmente tem 10 km de diâmetro. E quando um cometa passa próximo do Sol, a radiação solar vaporiza parte do gelo que ele carrega e os gases e a poeira resultantes formam uma ou duas caudas de milhões de quilômetros de extensão.
Porque o ISON pode não chegar aqui com o brilho esperado? O brilho atual do ISON decorre de seu gelo, que é livre de impurezas, portanto, reflete bem a luz solar. Mas o brilho atual não é garantia de brilho futuro, já que o gelo ao se derreter perto do Sol poderá revelar camadas inferiores de gelo mais escuro, e, portanto diminuir seu brilho.
UA – 1 UA é uma unidade de distância usada em Astronomia que é equivalente a distância média entre a Terra e o Sol. É chamada de Unidade Astronômica, e é bastante utilizada para descrever a órbita dos planetas e de outros corpos celestes. Em 2012 a União Astronômica Internacional definiu um valor constante de 1 unidade astronômica, ou seja, 1 UA= 149.597.870.700 m.

1 Comentário:

Emilyn Barbosa disse...

26 de Dezembro, um dia antes do meu aniversário, mas que grande presente!

Postar um comentário

Olá! Sejam Bem vindos! Obrigado por Contemplarem "As Maravilhas do Céu Estrelado"! Fiquem a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |