NGC 1132 é uma galáxia elíptica que tem a aparência de uma “suave” mancha difusa, rodeada por diversas outras galáxias anãs.
Esta galáxia é um mistério para os astrônomos, pois possui uma enorme quantidade de matéria escura, equivalente a quantidade de matéria escura encontrada normalmente em grupos “inteiros” de galáxias.
Curiosamente, a NGC 1132 também possui uma enorme quantidade...
APRESENTAÇÃO DO CANAL
0
Leia Mais ►
O Grande Aglomerado de Hércules!
M13, ou NGC 6205, é um belíssimo aglomerado globular, também conhecido como “O Grande Aglomerado de Hércules” e de “Aglomerado Globular de Hércules”.
M13 é o mais proeminente, e um dos mais brilhantes aglomerados globulares do hemisfério norte celeste.
Foi descoberto pelo astrônomo inglês Edmond Halley, em 1.716, e posteriormente catalogado por Charles Messier, como Messier...

4
Leia Mais ►
A Grande Nebulosa de Órion!
A Grande Nebulosa de Orion , também conhecida como M42, é uma das mais famosas nebulosas do céu. Contém um aglomerado aberto de estrelas em seu “coração”, e é considerada por muitos, tanto uma nebulosa de emissão quanto uma de reflexão.
M42, ou NGC 1976, é uma das mais brilhantes regiões de formação de estrelas do céu, além de ser um dos objetos mais brilhantes do espaço profundo,...

0
Leia Mais ►
A Nebulosa da Lagoa!
M8, ou NGC 6523, é uma peculiar nebulosa de emissão, popularmente conhecida por “Lagoon Nebula”, que significa “Nebulosa da Lagoa ou Laguna”, e que é considerada uma das regiões de formação de estrelas mais belas e brilhantes do céu.
É uma nuvem gigante de matéria interestelar, que é submetida correntemente a uma vívida formação de estrelas, e que já formou um considerável aglomerado de...

0
Leia Mais ►
O Aglomerado de Pégaso!
M15, ou NGC 7078, é um aglomerado que foi descoberto por Jean-Dominique Maraldi (Maraldi II, 1709-1788), em 1746, enquanto ele observava o cometa “De Chéseaux”.
Na ocasião, ele o descreveu como sendo um nebuloso astro, razoavelmente brilhante, e composto de muitas estrelas. Anos depois, em 3 de Junho de 1.764, o aglomerado foi observado e catalogado por Charles Messier, que o batizou de...

0
Leia Mais ►
A Nebulosa Pequeno Haltere!
M76 é uma nebulosa, chamada de “Little Dumbbell Nebula” que significa “Nebulosa Pequeno Haltere”, foi descoberta por Pierre Méchain, em 1780, e posteriormente catalogada por Charles Messier.
M76 é um dos mais fracos, dos famosos objetos Messier, e uma, de um total de quatro, nebulosas planetárias, contidas no catálogo de Messier.
Ao longo dos anos, ficou popularmente conhecida por várias...

2
Leia Mais ►
A Galáxia do Sombrero! (vídeo)
O Telescópio Espacial Hubble treinou seu "Nítido Olho" em uma das galáxias mais imponentes e fotogênicas do universo, a galáxia do Sombrero, Messier 104 (M104).
M104, ou NGC 4594, é uma brilhante galáxia que foi descoberta por Pierre de Méchain, em 1781, e posteriormente observada por Charles Messier, mas ele não a publicou em seu catálogo na época.
É numericamente o primeiro objeto...

0
Leia Mais ►
O Pequeno Sombrero de Pégaso!
Aponte o telescópio para o alto, e faça um voo, através da constelação de Pégaso (Pegasus), para encontrar esta extensão de estrelas e de galáxias distantes da Via Láctea. E, aí, é só centrar na galáxia NGC 7814, para ver um belo campo de visão, que poderia ser coberto pela Lua cheia.
NGC 7814 é, às vezes, chamada de "Pequeno Sombrero", devido a sua semelhança com a brilhante, e mais famosa,...

0
Leia Mais ►
“King Fish”, um Diagrama Interativo de Galáxias em forma de Diapasão do Hubble!
Neste lindo diagrama interativo, chamado "Kingfish" 1, podemos ver 61 galáxias, mais próximas de nós, que foram “ capturadas” pelo Herschel da ESA, e pelo telescópio espacial Spitzer da NASA.
Na imagem, elas foram dispostas dentro do Diagrama em Diapasão de Hubble, que é um diagrama de classificação de galáxias que foi elaborado pelo astrônomo americano Edwin Hubble.
Estas galáxias,...

0
Leia Mais ►
Guerra nas Estrelas! A Galáxia "Estrela da Morte" continua tentando matar sua vizinha!
De acordo com descobertas realizadas pelos observatórios da NASA, um poderoso jato, oriundo de um buraco negro supermaciço, está e continua despedaçando uma galáxia vizinha.
Este violento e contínuo ato, nunca antes observado, e descoberto em 2007, pode ter um profundo efeito nos planetas, que estão no percurso deste jato, e pode despedaçar intensas formações estelares com seu rasto destrutivo.
O...

3
Leia Mais ►
Cassiopéia–Mitologia
Na mitologia grega, Cassiopéia, também chamada de Cassiepeia, de Cassíope, e de "filha única do mar".
Sua beleza era surpreendente, e em uma tarde, quando foi avistada na costa de Aethiopia, pelo rei Cepheus de Jaffa, Palestina (conhecida como Etiópia), ele imediatamente se apaixonou por ela.
Cepheus então se casou com Cassiopéia, e lhe deu uma filha chamada Andrômeda .
Segundo a...

3
Leia Mais ►
Cassiopéia

Cassiopéia é uma constelação boreal circumpolar, ou seja, localizada no hemisfério norte celeste, que circunda ininterruptamente o Polo Norte Celeste.
Como encontrar Cassiopéia no céu?
Cassiopéia pode ser observada durante o outono de cidades localizadas no hemisfério norte, desde a latitude 0º Norte até 90º Norte. E pode ser visualizada, no zênite, quando o observador estiver localizado...

0
Leia Mais ►
Hoje, dia 18/10, ocorrerá um eclipse lunar penumbral!

Nesta sexta-feira, dia 18, ocorrerá um eclipse lunar penumbral, o último deste ano. O fenômeno poderá ser observado no leste das Américas, na Europa, na África e em algumas partes da Ásia.
O eclipse deve começar por volta das 18h51, de acordo com as previsões da Nasa (Agência Espacial Americana). O fenômeno deve terminar por volta de 22h50 – no horário de Brasília.
Neste eclipse, parte da...

0
Leia Mais ►
Um mosaico com 1400 imagens! Uma homenagem aos habitantes da Terra!
De mais de 40 países e 30 estados dos EUA, as pessoas ao redor do mundo compartilharam mais de 1.400 imagens de si mesmos.
Esta ação é parte de uma “onda” organizada em um evento da missão Cassini da NASA.
Esse evento, aconteceu em 19 de julho de 2013, e marcou o dia em que a sonda Cassini se virou em direção à Terra e fez mais uma imagem de nosso planeta.
Ao explorar Saturno, a nave...

0
Leia Mais ►
“100.000 Stars” – Um mapa estelar interativo do "Chrome Experiment"!
100.000 Stars
EXIBIR APRESENTAÇÃO DE SLIDES
O “100.000 Stars” é um espetacular...

Assinar:
Postagens (Atom)